13 de Junho de 2007
Tudo acontece ao mesmo tempo. O telefone toca, a resposta a um e-mail está pelo meio, alguém chama e o MSN pisca sem parar, avisando que há três pessoas querendo lhe dizer alguma coisa. E você, como reage? Faz uma coisa de cada vez ou todas simultaneamente?
Se você é multitarefa, sinto informar que está perdendo tempo e correndo mais riscos de errar. É o que indicam estudos recentes nos campos da psicologia, da neurologia e da relação homem-máquina. Uma dessas pesquisas, realizada pelo centro de neurociências da Universidade Vanderbilt, revela que o nosso cérebro não consegue se concentrar em duas coisas ao mesmo tempo.
Quando o ser humano tenta executar duas tarefas de uma vez só, a execução da primeira atrasa a segunda, devido a um gargalo no processamento da informação. Das duas tarefas propostas aos participantes da pesquisa, a segunda apresentou atraso de até um segundo. Para a maioria das tarefas, um segundo não é grande coisa, mas pode ser fatal se for falar ao celular num carro a 120 km por hora.
Além das limitações do cérebro, temos o efeito dispersivo da tralha tecnológica, como o aparentemente inofensivo alerta de chegada de mensagens. Segundo estudo da pesquisadora Shamsi Iqbal, da Universidade de Illinois, é comum o indivíduo atender ao alerta, dar uma olhada nos e-mails e voltar para o que estava fazendo cerca de 9 minutos depois, pelo menos. Em um grupo de desenvolvedores da Microsoft, o tempo de retorno à tarefa inicial chegou a 15 minutos. Nesse ritmo de dispersão, dez interrupções consumiriam 2 horas e meia, um tempo muito precioso.
E você, quanto tempo perde do seu dia de trabalho com telefone, alertas de e-mail, messenger e outras interrupções? Seja qual for o resultado, checar os e-mails só a cada uma hora, desabilitar os alertas e desligar o celular durante a realização de uma tarefa que exija concentração pode ser um bom começo para poupar tempo.
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