DIA 2 Depois de apanhar uma seca (tomar um chá de cadeira) monumental no Aeroporto de Lisboa, cheguei ao Porto hoje às 5 da manhã, com 24 horas de atraso.
Daí, segura coração... Já fiquei engasgado com a visita às instalações da Nortecoope, em São Mamede, e com as instalações abandonadas na Maia, onde aconteceu tanta história bonita...
E eu que sonhei várias vezes que chorava ao rever Manuel Neves, resisti bravamente ao dar-lhe um grande abraço depois de tanto tempo...
Como a greve fudeu minha agenda por completo, só me resta hoje a jantarada no 7-Zé das Francesinhas, em Valongo.
Espero quem puder aparecer... Amém
DIA 1 Por causa da greve geral de Transportes em Portugal, cheguei em Lisboa com 4 horas de atraso - tempo suficiente para perder a conexão para o Porto.
Uma bagunça terrível e espera de 4 horas pra fazer a remarcação.
Decidi alugar um carro para ir pra o Porto, mas descobri que perderam a minha mala; agora há pouco também descobri que - pasmem - não há carros pra alugar pra os próximos 4 dias - só pra quem tem reserva antecipada.
Com o jeitinho brasileiro e um pouco de inteligência, furei a fila dos procedimentos ao me fazer de desentendido e realizar um novo check-in - desta vez para um voo as 22:40, unica forma de encontrar a minha mala.
Sendo assim, estou aqui, em Lisboa, para MAIS UMA espera de 14 horas.
A esta altura já não tenho carga na bateria do celular, mas aproveitei a tecnologia de primeiro mundo pra comprar um chip Vodafone pro ipad - sim, funciona melhorque meu virtua - de onde escrevo o primeiro POST.
Hoje eu presenciei aquilo que odeio: 4 marginais adolescentes furtando uma loirinha no ponto de ônibus, com socos e voadoras. A menina, jogada no meio da rua por um chute covarde... Só agradeço a Deus por não ter matado os 4, que alcancei com o carro mas não tive coragem de atropelar.
Não sei se fiz o certo - provavelmente estaria encrencado agora às vésperas de viajar, mas feliz com uma justiça solitária e dolorosa pra os meliantes... que estariam soltos de novo em menos de 24 horas.
Pois bem, para aqueles que ainda são contra a redução da maioridade penal: VÃO TOMAR NO MEIO DOS SEUS CÚS. Desejo, profundamente, que vocês sofram algum tipo de violência, pra ficarem lamentando sobre a desigualdade humana e social com algum buraco na alma.
E na manifestação de Segunda-feira, pareceu que o Brasileiro tinha começado a entender esse negócio de protesto. Foi uma manifestação limpa, GRANDE, e, somente em Brasília, no local certo.
Mas, como o problema da humanidade ainda é o ser humano, foi só esperar um pouquinho pro negócio voltar a ser o que é.
A juventude brasileira não tem bandeira política. Se apegou à essa história de 20 centavos pra desabafar um pouco.
Na prática, reivindicam o que?
Enquanto isso, aprovaram a "cura gay" na comissão dos direitos humanos. José Dirceu, Genoíno e Delúbio Soares continuam soltos por aí exercendo cargos democráticos. Os impostos estão nas alturas pra sustentar um populismo que começa a se enraizar...
Não é a falta de cultura, mas todo mundo elejeu a Veja e a Globo como os responsáveis por toda a alienação do Brasil. Entretanto, diante do clamor pela liberdade, Caco Barcellos foi encurralado na manifestação. Ué... só vale pra um lado?
Niguém acorda, e já fazem 10 anos que a "esquerda" está no poder e o Brasil continua o mesmo. Aliás, esquerda o escambau, os PTralhas são direitistas radicais (entendo por esquerda quem é contrário ao atual governo). Querem se perpetuar no poder e tudo que é contra tem de ser "esmagado".
É óbvio que os bolsa-miséria, bolsa-família e bolsa-qualquer-coisa são instrumentos políticos de perpetuação no poder, mas eu não vou esculachar o tema porque estou em dúvida sobre a funcionalidade do primeiro.
Se o Brasil cresceu nestes últimos anos, é fruto do que é o capitalismo: empresas investindo em produtos e gerando imposto, que é o que sustenta o país.
O mundo é capitalista, acostume-se à isso. É por isso que existe o iPad, o Iphone, o Porsche Carrera, a Prada, o Galaxy S, a Dior e tudo mais que você sonha em ter.
Ideologias comunistas, socialistas, não funcionam. A sociedade só evolui com a Meritocracia. O mundo é a prova disso. A União Soviética explodiu, Cuba está em frangalhos.
Porque no fundo, todo mundo quer um mundo melhor pra viver. Mas, como tudo na vida, é preciso mais razão que emoção.
Engraçado é ver que a maior parte das pessoas que estão bradando, são também os mesmo que:
a)compram CDs pirata ou baixam internet (músicas, filmes e jogos) ao invés de comprar o original pagando pela propriedade intelectual
b)Bebem e depois dirigem
c)São racistas e/ou Homofóbicos
d)Compram produtos contrabandeados no camelô/feirinha
e)Dirigem pelo acostamento
f)Jogam lixo/bituca de cigarro na rua
g)Não respeitam a faixa de pedestre
h)Sonegam o imposto de renda
i)Não pedem Nota Fiscal nas compras costumeiras
j)Faz corpo mole no trabalho e reza pra chegar logo o feriado
k)Trazem produtos além do limite legal escondidos na bagagem
l)Furam a fila na pista de conversão
m)Roubam sinal de TV a cabo com "gato"
n)Não respeitam as leis de trânsito
o)São propensos a levar vantagem ou cometer delito quando "abre uma brecha"
p)Têm uma carteira de estudante falsificada pra pagar menos no cinema
q)Fumam maconha ou usam outras drogas
Pois bem, brasileiros que acham que vão mudar o mundo: a mudança começa dentro de cada um de nós.
Estamos reclamando do que, mesmo?
Queria agradecer todo mundo que esteve em mais uma manifestação popular na região da Av. Paulista.
Graças à vocês, a cidade ficou com medo, vazia, sem trânsito e eu pude aproveitar três porções maravilhosas de camarão em muito boa companhia, parando o carro na porta do estabelecimento, em plena vila Madalena, sem ser importunado por nenhum flanelinha!
Já estou planejando o passeio de segunda!